top of page
Buscar
  • Foto do escritorDr. Guilherme Holanda

Regra do patinho feio


A Regra do Patinho Feio pode ajudar a identificar sinais suspeitos de melanoma. A regra parte do princípio de que os nevos (pintas) benignos existentes no corpo de uma pessoa seguem o mesmo padrão.

Assim, ao examinar a pele, fique atento aos sinais que, assim como o “patinho feito” da história infantil, destoam das demais pintas do seu corpo e têm tamanho, formato, espessura, coloração e outras características diferentes do padrão, pois pode ser indício do câncer de pele mais perigoso. Se encontrar algo suspeito, procure orientação médica.


A maioria das pintas são inofensivas. Porém, algumas delas, que possuem determinadas características, podem ser indícios de câncer de pele. A análise do risco de cada pinta é feita pelo método “ABCDE”, que consiste em checar os seguintes itens:


Assimetria: quando dividida ao meio, os dois lados da pinta não são iguais

Bordas: pintas com risco de serem câncer de pele possuem bordas irregulares

Cor: diversas tonalidades de cores em uma só pinta

Diâmetro: lesões acima de 5 milímetros

Evolução: a pinta surge de forma repentina e cresce rapidamente.


A orientação é sempre procurar um dermatologista para que o especialista analise todas as pintas e indique os melhores cuidados e tratamentos.

Lembrando que nem todo melanoma se enquadra na Regra do Patinho Feio, e que tanto ela como a Regra do ABCDE não substituem a avaliação de um dermatologista.

607 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Skin Care

Psoríase

bottom of page