top of page
Buscar
  • Foto do escritorDr. Guilherme Holanda

Dermatite Atópica

Atualizado: 13 de jul. de 2020

  • O que é a dermatite atópica?

A dermatite atópica, ou eczema atópico, é caracterizada por uma dermatose crônica, acompanhada de uma coceira intensa. Associa-se com frequência a um quadro respiratório (asma e/ou rinite alérgica). Inicia-se em geral nos primeiros meses de vida, ocorrendo antes dos sete anos de idade na maioria dos casos.


  • Qual a prevalência da dermatite atópica?

Sua prevalência oscila ao redor de 10 a 15% da população pediátrica, e cerca de 1 a 3% dos adultos.


  • O que causa a dermatite atópica?

A causa é multifatorial, envolvendo fatores genéticos, disfunções imunológicas e alterações da barreira cutâneas, como, por exemplo, mutações do gene da filagrina em populações caucasianas, o que faz o que estes pacientes tenham uma tendência a uma pele mais seca.



  • Qual é a chance de um indivíduo com antecedentes pessoais de atopia ter um filho atópico?

A presença de atopia em pais e/ou irmãos constitui um importante fator de risco ao desenvolvimento de dermatite atópica. Caso ambos os pais apresentem a doença, a chance de um lactente desenvolvê-la é de aproximadamente 70%.


  • Quais são os fatores de risco para um individuo permanecer com a dermatite atópica na vida adulta?

Estudos mostram que o início precoce da dermatite atópica, ou seu início na adolescência, aumenta o risco de dermatite atópica persistente na vida adulta.

Em 30 a 50% dos pacientes com dermatite atópica, a doença melhora até o fim da idade escolar. Destes, 50 a 60% persistem com a doença crônica e recorrente.


  • Como a dermatite atópica se manifesta na pele?


Os pacientes costumam ter a pele seca e as lesões de pele geralmente são placas vermelhas que descamam e coçam em algumas regiões específicas do corpo associado a acentuação dos sulcos naturais da pele.

As manifestações clínicas da dermatite atópica podem ser divididas em três fases de evolutivas que têm características peculiares quanto à morfologia e à localização das lesões:

- Lactentes (3 meses aos 2 anos): ocorre principalmente na face e na região extensora dos membros

- Infantil ou pré-puberal (2 anos a 12 anos): ocorre principalmente na face e região flexora dos membros

- Puberal (12 aos 18 anos): principalmente face, pescoço, face extensora dos membros e uma dermatite inespecífica de mãos e pés.


A seguir, algumas imagens de alguns artigos científicos publicados com algumas possíveis apresentações clínicas com as devidas referências:


Fedenko E, Elisyutina O, Shtyrbul O, et al. Microarray-based IgE serology improves management of severe atopic dermatitis in two children.Pediatr Allergy Immunol. 2016;27(6):645-649. doi:10.1111/pai.12572


Cosme-Blanco W, Arroyo-Flores E, Nazario S. Zika virus infection as a trigger of atopic dermatitis.Ann Allergy Asthma Immunol. 2017;119(5):459-460. doi:10.1016/j.anai.2017.07.007


  • Existe alguma complicação da dermatite atópica?

É comum ocorrer infecção secundária das lesões de pele, seja por vírus, como o molusco contagioso, ou bacteriana, como o impetigo.


  • Como é feito o tratamento da dermatite atópica?

Pacientes com dermatite atópica tem uma disfunção da barreira cutânea, como dito anteriormente, o que faz com que eles tenham uma pele que tem uma tendência a ser mais seca que o normal e, por isso, o principal agente no tratamento é o uso do hidratante para agir nessa disfunção da barreira.

Em quadro agudos nas crises, pode ser utilizado corticoide tópicos para ajudar a tirar o paciente da crise, porém não deve ser utilizado por tempo prolongado. Sempre importante procurar um dermatologista da sua confiança para que seja prescrito o hidratante e medicamentos tópicos corretos para o tratamento, pois o uso de vários medicamentos pode acabar atrapalhando ou dificultando a melhora das lesões.


  • É normal surgirem manchas após melhora das lesões de pele?

Sim! Após a melhora da dermatite, é comum ocorrer o surgimento de manchas marrons ou brancas no local e elas são apenas hiperpigmentação ou hipopigmentação pós inflamatória.

Toda vez que a pele sofre algum dano inflamatório como dermatite ou picada de mosquito, a pele pode evoluir com essas manchas, mas elas tem a tendência a desaparecer com o tempo e normalmente não é utilizado clareadores ou tratamento específico, pois elas têm melhora espontânea após alguns meses.

Caso não ocorra melhora das manchas, é interessante procurar seu dermatologista para uma avaliação.


  • Quais orientações e cuidados gerais para o tratamento da dermatite atópica?

Importante pontuar novamente que a dermatite atópica é uma doença crônica e recorrente e, por isso, é importante manter os cuidados e o tratamento mesmo após a melhora completa das lesões, pois caso sejam suspensos os cuidados entre as crises, existe uma probabilidade alta das lesões retornarem.

A seguir, seguem algumas recomendações dos cuidados diários:


Medidas gerais

- Mantenha as unhas curtas

- Atenção com a higiene ambiental

- Não utilize medicações sem orientação médica

- Caso utiliza a piscina, tomar banho retirando toda a água residual da piscina sobre o corpo e aplicar o hidratante conforme orientação.

Hidratante

- Utilizar a opção sem perfume, própria para pele seca e sensível, conforme indicado na consulta - médica

- Aplique no mínimo duas vezes ao dia, principalmente, nos primeiros 3 minutos imediatamente após o banho

- O hidratante deve ser utilizado mesmo quando a doença estiver controlada

Banho

- De preferência, apenas uma a duas vezes ao dia

- Rápido (aproximadamente 5 a 10 minutos), com água morna e sem utilizar esponjas ou similares

- Usar sabonete sem perfume ou corante, hipoalergênico, em pequena quantidade, pH 5,0 a 6,0, conforme orientado durante a consulta médica

- Usar xampu suave

- Após o banho, seque a pele suavemente e aplique o hidratante

Roupas

- Prefira roupas leves, confortáveis e de tecidos naturais, como algodão

- Evite roupas de tecidos potencialmente irritantes como lã e tecidos sintéticos

- Para lavagem de roupas, utilize, preferencialmente, sabão neutro

- Evite o uso de amaciantes

Alimentação

- Não faça dietas restritivas sem que haja orientação médica

- Alimente-se e ingira líquidos de forma saudável


  • Referências:

- 100 Perguntas chave em... Dermatite atópica. Valeria Aoki. 2014. Permanyer Brasil


Este texto complementa as informações já explanadas na consulta, aprofundando o conhecimento neste tema e tem como objetivo ajudar a esclarecer de maneira mais completa e exclusiva, detalhes e curiosidades sobre o tema através de perguntas para auxiliar no entendimento desta condição.


Qualquer dúvida poderá ser abordada na próxima consulta.

117 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Skin Care

Psoríase

bottom of page